Associados

Salários da construção civil são reajustados

Após diversas reuniões entre o Sinduscon da Costa Esmeralda e representantes dos sindicatos laborais de Itapema (SITICOM) e de Porto Belo/Bombinhas (SINTCOM), foram finalizadas as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), com vigência até 30 de abril de 2020, retroagindo seus efeitos a 1º de maio. Ficaram definidos reajuste salarial, piso da categoria e cesta básica, mas em comum acordo terminaram pendentes as cláusulas que envolvem a contribuição sindical laboral e o desconto em folha de pagamento dos trabalhadores. Os sindicatos concordaram em aguardar a completa tramitação da Medida Provisória nº 873/2019 que trata desta matéria.

Os salários dos trabalhadores da categoria serão reajustados em 4% aplicados sobre os vencimentos vigentes em maio/2018. No que se refere aos pisos, ficou definido reajuste de cinco por cento (tabela). Quanto à cesta básica, o empregador poderá escolher entre três modalidades: cartão alimentação, pagamento em espécie no valor de R$150,00 ou a entrega da cesta com os produtos nas
quantidades já determinadas, com acréscimo de seis litros de leite.

“Historicamente, temos um relacionamento de respeito e responsabilidade com os sindicatos dos trabalhadores que integram a nossa categoria”, pondera o presidente do Sinduscon da Costa Esmeralda, João Formento. “A compreensão do momento político, social e econômico que o Brasil vivencia é fundamental e, nesse sentido, contamos com o bom senso de todas as parte nesse processo de negociação e, como sempre, chegamos ao acordo”, completa Formento.

TABELA DOS NOVOS PISOS SALARIAIS:

GRUPO FUNÇÕES R$
Mestre de Obras Mestre de Obras e Encarregados 2.532,00
Profissional Pedreiro, Carpinteiro, Armador, Pintor, Azulejista, Marceneiro, Serrador, Almoxarife, Apontador, Encanador, Eletricista, Gesseiro, Marmorista, Aplicador de Massa Fina, Cozinheira, Escriturário, Chefe de Setores, Secretária, Recepcionista, etc. 2.170,00
Meio Oficial De todas as funções acima 1.590,00
Servente Ajudante de Serviços Gerais em Obras e Escritórios, Auxiliar de Escritório, Faxineiras, etc. 1.318,00

Fonte: Revista Construção – Edição 116