História

O Sinduscon – Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Costa Esmeralda –  foi fundado em 13 de agosto de 1992 e desde então vem desempenhando importante papel na defesa do segmento econômico de sua base territorial, composta pelas cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas (Costa Esmeralda).

No ano seguinte iniciou-se a sindicalização da classe com as Convenções Coletivas de Trabalho, de acordo com o estipulado pela Lei junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

É uma entidade privada sem fins lucrativos, organizada para representar e defender os interesses gerais, coletivos e individuais de sua categoria econômica perante os poderes constituídos na República Federativa do Brasil. Busca promover o crescimento do setor que representa, incorpora também como missão, interagir com o poder público, na condição de órgão técnico e consultivo, no estudo, desenvolvimento e gerenciamento de soluções e programas que agreguem responsabilidades ambientais e gerenciamento sustentável da maravilhosa Costa Esmeralda.

Diversos Convênios foram firmados pelo Sindicato para ajuda da comunidade como “Adote um Salva Vidas” em 1999. Doação ao PROVITA de material de construção para ampliação da sede, bem como parcerias com o município através de palestras ministradas pela Secretaria Municipal de Saúde para conscientização da contaminação do HIV, bem como, a luta pela exterminação do mosquito da dengue.

Já em 2000 com a mudança do Estatuto Social foi extinto da base territorial o município de Tijucas, fazendo parte da base territorial somente Itapema, Porto Belo e Bombinhas.

O Sinduscon trouxe em todos estes anos diversos cursos de qualificação funcional e desta forma capacita profissionais qualificados para fornecerem um trabalho muito mais especializado.

Filiado à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), faz parte do 3º Grupo do Plano da Confederação Nacional da Indústria e também da Associação dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil do Estado de Santa Catarina, o Sinduscon vem desenvolvendo trabalhos de expansão e interiorização de suas entidades.

A base territorial de Itapema, Porto Belo e Bombinhas instituíram a compra coletiva, onde o sindicato viabilizava a aquisição de diversos materiais para os empresários com um custo mais acessível.

Nos últimos tempos tem trazido muito para empresários do setor, participando com a comunidade e os municípios de projetos importantíssimo para o crescimento das cidades e a expansão das políticas públicas perante a sociedade, como o Projeto Orla, a participação ativa na aprovação do Plano Diretor dos Municípios, participação efetiva no COMDEMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente e demais Conselhos Municipais, bem como, a participação em Feiras, sendo que, esta é uma bela forma de expandir e demonstrar o desenvolvimento do setor.

E ainda, com a implantação do Programa da Saúde do Trabalhador, garante o cumprimento das normas regulamentadoras de segurança e saúde do trabalhador, dando condições para que a classe tenha um acompanhamento digno. Com esta atitude trouxe para o Sindicato mais empresas interessadas em fazer cumprir os direitos dos cidadãos. Tanto que teve seu início com 15 empresas e hoje congrega cerca de 70 empresas associadas.

A categoria influencia em muito o crescimento dos municípios, contribuindo para a alta do setor industrial na região.