24/09/2021 às 17h36min - Atualizada em 24/09/2021 às 17h36min

EMPRESÁRIOS E TRABALHADORES ASSINAM CCT

Em agosto, o Sinduscon Costa Esmeralda assinou a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2021/2022 com os sindicatos laborais de Itapema (Siticom) e de Porto Belo e Bombinhas (Sintcom). Os salários dos trabalhadores abrangidos pela categoria receberam reajuste de 5% aplicado sobre os salários vigentes em maio de 2020, data-base da categoria. O valor da cesta básica foi reajustado para R$ 220,00.

Os pisos salariais ficam da seguinte forma: Mestre de obra R$ 2.751,00, Profissional R$ 2.358,00 e Meio oficial R$ 1.727,00. A função de Servente ficou em R$ 1.470,00 em Itapema, e R$ 1.433,00 em Porto Belo e Bombinhas. O Sinduscon e os sindicatos laborais estipularam que a função de Guincheiro será considerada 'Meio oficial' até cinco pavimentos. Acima disto, será considerada Profissional, o que não desobriga nenhuma empresa do cumprimento da NR-18. ‘‘Como ocorre todos os anos, foi uma negociação mediada pelo bom senso e respeito entre as partes, principalmente neste momento difícil que todos atravessamos, e conseguimos alcançar  indicadores em comum’’, avalia o presidente do Sinduscon, Rodrigo Passos Silva.