01/12/2021 às 09h01min - Atualizada em 01/12/2021 às 09h01min

CONSTRUÇÃO CIVIL IMPULSIONA O DESENVOLVIMENTO

Nesta edição, a Revista Construção entrevista o prefeito de Porto Belo, Emerson Stein.  Formado em Gestão Pública, entrou na política em 2009, quando foi eleito vereador em Porto Belo tendo, inclusive, presidido a Casa Legislativa. Em 2016, assumiu a chefia do Executivo Municipal pela primeira vez. Foi reeleito em 2020 com 83% dos votos, tendo sido o segundo prefeito mais votado de Santa Catarina.
Revista Construção: Qual a representatividade da construção civil em Porto Belo e quais as iniciativas do Po-der Público Municipal para fomentar o desenvolvimento deste setor?
Prefeito Emerson - Nos últimos anos, a construção civil se tornou um dos mais importantes setores do município, principalmente quando se trata da área econômica, e nossas expectativas só aumentam. O mais importante são as novas oportunidades de emprego que vêm surgindo, possibilitando que nossa população tenha emprego em sua própria cidade. O Governo Municipal acompanha cada nova obra de grande porte que surge em Porto Belo e, desde que tudo esteja dentro dos padrões exigidos, não podemos barrar o desenvolvimento. Esperamos que este crescimento só aumente e que traga melhorias para o município. Enquanto administração pública, realizamos tudo o que estiver ao nosso alcance para que Porto Belo seja uma cidade que dê orgulho à sua população e quem a visite.
RC: Quais projetos a prefeitura tem para atrair novos e grandes investidores do setor para Porto Belo?
Prefeito Emerson - Desde o início da gestão, em 2017, trabalhamos a desburocratização dos serviços públicos e, assim, buscamos atrair novos investidores. Quando os empresários demonstram interesse em investir no município, nós os recebemos e buscamos entender quais são as suas demandas e principais dificuldades. O diálogo sempre esteve presente em nossa gestão e, desta forma, vimos Porto Belo receber grandes empreendimentos e evoluir. Investimos em infraestrutura, trabalhamos na pavimentação, revitalização, construção e melhorias de importantes vias públicas. Não é diferente nos setores da saúde e da educação, e transformamos regiões que, aos poucos, foram sendo ainda mais valorizadas. Temos muitos projetos, como a revitalização da Avenida Governador Celso Ramos, no Centro de Porto Belo, a construção do Molhe do Rio Perequê, o que deve mudar a realidade da Praia do Perequê, e já estamos trabalhando no “engodamento” da faixa de areia daquele balneário - um espaço cada vez mais procurado por turistas e foco do desenvolvimento na atualidade.
RC: Sabemos que a pandemia atingiu o orçamento dos municípios em diversas áreas, como Porto Belo tem reagido em relação à pandemia em termos econômicos?
Prefeito Emerson - Assim como tantas outras cidades, ficamos atentos quanto aos investimentos públicos durante a pandemia, principalmente para que os recursos fossem aplicados de forma correta, considerando os problemas em saúde pública que estávamos enfrentando. Felizmente, enquanto o Brasil passa por situações econômicas preocupantes, Porto Belo vive um momento diferente, seguindo na contramão. O orçamento municipal cresceu, mesmo com a pandemia, reflexo do retorno dos novos empreendimentos, com o apoio da população que acompanha de perto os importantes investimentos públicos feitos na cidade. O aumento constante no orçamento, que ocorre a cada ano, nos possibilita mais investimentos em obras públicas e serviços, e o resultado é a qualidade de vida da população.
RC: No setor da construção civil, há grande demanda por mão de obra qualificada, porém há certa dificuldade em encontrá-la. Como está Porto Belo neste sentido?
Prefeito Emerson - Esta é, sem dúvida, uma preocupação da administração pública e, por isso, cada vez mais pensamos em estratégias para incentivar o ingresso no Ensino Superior. Estamos em busca de cursos técnicos para profissionais da área da construção civil, principalmente voltados aos jovens e àqueles que buscam novas oportunidades de trabalho, queremos e vamos qualificar os nossos jovens.