24/10/2022 às 13h45min - Atualizada em 24/10/2022 às 13h45min

​26 DE OUTUBRO – DIA DO TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Sinduscon Costa Esmeralda parabeniza todos trabalhadores que fazem parte do setor e ajudam a colocar em movimento esta gigantesca engrenagem geradora de oportunidades de negócios, renda e divisas.

O setor da construção civil é um dos que mais cresce e mais gera empregos no Brasil. Hoje, são mais de 2,5 milhões de pessoas empregadas diretamente no setor em todo o território nacional. Entre janeiro e julho, Porto Belo, Itapema e Bombinhas juntas foram responsáveis pela geração de 1.603 novos empregos no setor. O estoque de empregos formais, que é o número total de vínculos com carteira assinada ativos contabilizados a partir da declaração do Novo Caged, na soma das três cidades, chegou a 9.210. Mas, a quantidade de pessoas ativas é bem maior, visto que o setor movimenta uma gigantesca rede de serviços em seu entorno.

Dezenas de profissões fazem parte do segmento da construção civil. São muitas especialidades para tirar do papel um projeto de construção,  seja de um prédio, um condomínio horizontal, ou empreendimentos comerciais. Entre eles, estão engenheiros, carpinteiros, mestres de obras, arquitetos, topógrafos, azulejistas, técnicos de edificações, designers de interiores, eletricistas, encanadores, funileiros, marmoristas, gesseiros, montadores de andaimes, operadores de betoneira, projetistas e muitos outros profissionais que fazem a roda da construção girar. 

São mais de 70 atividades  profissionais e cargos ocupados por trabalhadores diretos ou indiretos do segmento da construção civil. Novas especialidades estão surgindo em virtude das novas tecnologias e da chegada de materiais alternativos, ecologicamente corretos e com maior valor agregado.

E em 26 de outubro se comemora o Dia do Trabalhador da Construção Civil. A data foi definida próxima ao dia de São Judas Tadeu, padroeiro da profissão, e homenageia todos os profissionais ligados direta e indiretamente a esse importante segmento da economia brasileira. “Por isso, o Sinduscon Costa Esmeralda não podia deixar de prestar essa importante homenagem àqueles que são parte fundamental na transformação de projetos em realidade, em especial aos trabalhadores de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Queremos deixar aqui registrado o nosso reconhecimento a cada uma destas pessoas que emprestam seu conhecimento, sua força de trabalho e são essenciais à toda cadeia produtiva”, declara o presidente da entidade, Rodrigo Passos Silva.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »