25/10/2022 às 22h50min - Atualizada em 25/10/2022 às 22h50min

​TREINAMENTOS EM NR-18 E NR-35

Sinduscon Costa Esmeralda oferece formação gratuita a trabalhadores das empresas associadas à entidade.

Cerca de 30 trabalhadores da construção foram formados em treinamentos de NR-18 e NR-35, oferecidos pelo Sinduscon Costa Esmeralda em agosto em parceria com o SESI/SENAI. Mensalmente, a entidade oferece capacitação nestas duas normas, de forma gratuita, a todas as empresas associadas.
A NR-18 trata de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e a NR-35 trata da Segurança no Trabalho em Altura. Os treinamentos são obrigatórios para quem trabalha no segmento da construção civil. Por isso, como forma de auxiliar na capacitação dos trabalhadores, a entidade oferece as capacitações gratuitamente aos seus associados, abrindo turmas periodicamente.
As últimas alterações da NR-18 entraram em vigor em janeiro deste ano, e se complementam à NR-35. A NR-18 define atribuições e responsabilidades, cuida das previsões de riscos oriundos dos processos de execução de obras e determina as melhores medidas de proteção e prevenção, evitando ações e situações de risco. Já os cuidados necessários nos trabalhos em altura são descritos na NR-35. A norma cuida dos trabalhadores que executam serviços acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda.