20/03/2023 às 11h42min - Atualizada em 20/03/2023 às 11h42min

SINDUSCON AUXILIA VÍTIMAS DE CHUVAS E ENCHENTE

O Sinduscon auxiliou famílias desabrigadas após as fortes chuvas que atingiram Itapema e São João Batista, no último final de ano. Foram doados valores em dinheiro para compra de água e insumos e os empresários também colaboraram com cestas básicas, além de disponibilizar helicópteros para resgatar moradores ilhados.
São João Batista decretou calamidade pública quando o Rio Tijucas atingiu mais de nove metros e cobriu 85% do território da cidade. A prefeitura estima que cerca de 15 mil pessoas tenham sido afetadas e pelo menos 700 moradores ocuparam abrigos montados pela Defesa Civil. A distribuição de água chegou a ser interrompida na cidade. Empresários e municípios vizinhos, assim como o Sinduscon, ajudaram os batistenses.
Itapema sofreu com alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra. O Bairro Morretes foi o mais atingido e a Associação de Amigos da localidade se mobilizou para dar suporte às famílias. Um abrigo provisório também foi montado para socorrer desabrigados e desalojados. O trânsito chegou a ser interditado no sentido Sul do Morro do Boi, entre Balneário Camboriú e Itapema. Conforme divulgado pelo Ministério da Cidadania, a Defesa Civil estima que aproximadamente 50 mil pessoas tenham sido atingidas e 30 municípios declarado situação de emergência pelas chuvas em todo o Estado.