20/03/2023 às 11h43min - Atualizada em 20/03/2023 às 11h43min

ITAPEMA AVANÇA E SE TORNA SEGUNDO METRO QUADRADO MAIS VALORIZADO DO PAÍS

Itapema avançou para a segunda posição no ranking nacional de valorização imobiliária, com preço médio do metro quadrado residencial para venda em R$ 10.614,00 em janeiro deste ano.

Agora, a cidade está atrás apenas da vizinha Balneário Camboriú. Em janeiro do ano passado, o preço médio era de R$ 8.974,00. No acumulado dos últimos 12 meses, a valorização em Itapema foi de 16,54%, segundo o Índice Fipezap.

O presidente do Sinduscon Costa Esmeralda, Rodrigo Passos Silva, considera o resultado fruto de um trabalho intenso da construção civil pelo desenvolvimento da região. “Itapema esteve entre os quatro municípios com maior valorização do País por quase um ano consecutivo. As cidades vizinhas Balneário Camboriú e Itajaí também estão no top dez do ranking, o que mostra a prosperidade do Litoral Norte de Santa Catarina. Estamos muito felizes por acompanhar essa valorização, atraindo o olhar dos investidores para o mercado imobiliário na Costa Esmeralda”, afirma Passos Silva.

O índice da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) monitora o preço médio de imóveis disponíveis para venda em 50 cidades brasileiras e anunciados no Portal ZAP. No balanço de 2022, o preço de venda de imóveis residenciais registrou sua maior alta nos últimos oito anos. De acordo com o Índice Fipezap, o aumento foi de 6,16% nos doze meses em todo o País. Em 2014, os valores aumentaram 6,70%. A valorização imobiliária nacional ficou acima da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 5,79% em 2022.

EMPREGOS

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, comprovam o aquecimento da construção civil. 2022 fechou com 8.761 trabalhadores com vínculo ativo na construção civil da Costa Esmeralda. Em 2020, o número de empregados no setor era de 5.267, ou seja, aumento de 66,34% na geração de empregos.

Em 2022, o estoque de empregos no setor em Porto Belo registrou 1.271 vínculos CLT ativos, um aumento de 82,61% em comparação a 2020, quando 696 trabalhadores atuavam na construção civil. Em relação a 2021, quando o estoque era de 1.018, o avanço foi de 24,85%.

Itapema encerrou o ano com estoque de 6.661 postos de trabalho, contra 4.513 em 2020, um crescimento de 47,60%. Em 2021, o setor encerrou o ano com 5.871 vagas. Já em Bombinhas, foram 829 vínculos ativos em 2022, contra 586 em 2020, crescimento de 41,74%. No ano de 2021, o setor empregava 718 pessoas.