23/11/2020 às 16h47min - Atualizada em 23/11/2020 às 16h47min

COSTA ESMERALDA RECEBE TRÊS CERTIFICAÇÕES BANDEIRA AZUL

Santa Catarina segue evidenciando a marca de “Estado mais azul do Brasil” nesta temporada 2020/2021. No início de outubro, o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul renovou a certificação de oito praias e duas marinas catarinenses. Na região da Costa Esmeralda, as praias de Quatro Ilhas e Mariscal, em Bombinhas, tiveram seus selos renovados, e a praia da Conceição, também em Bombinhas, conquistou o selo e passará a integrar as praias certificadas.

 

A certificação das praias confere maior interesse turístico por parte dos visitantes e valoriza os imóveis existentes na região de entorno, fomentando a construção civil local e o desenvolvimento econômico destes municípios.

 

O júri aprovou outras duas praias, elevando para 13 os selos socioambientais no Estado. Através dessa aprovação, das 18 praias e seis marinas contempladas no Brasil, 13 praias e duas marinas - Tedesco Marina/Balneário Camboriú e Iate Clube de Santa Catarina (ICSC)/Florianópolis) – estão em solo catarinense. O hasteamento da Bandeira Azul assegura aos visitantes mais informações sobre os locais, qualidade da água e ações de educação ambiental.

 

O presidente do Sinduscon Costa Esmeralda, empresário Rodrigo Passos Silva, comenta que para a construção civil a certificação de praias da Costa Esmeralda favorece o mercado, pois mostra a preocupação ambiental da região. Em Itapema, por exemplo, a 20 quilômetros de Bombinhas, a valorização dos empreendimentos é constante. “Cada vez mais empresários do setor comentam sobre a vinda de compradores de outros estados, de variados ramos de negócios, como o agropecuário por exemplo, interessados em imóveis próximos das belas praias que contemplam a Costa Esmeralda”, comenta.

 

Neste ano, em função da pandemia, a temporada Bandeira Azul no Brasil inicia após o dia 16 de novembro. O hasteamento das bandeiras em cada um dos destinos vai depender dos decretos municipais e estaduais que incidem sobre a área da praia ou marina. “É mais um reconhecimento que Santa Catarina recebe pelos esforços em cuidar do nosso patrimônio natural, que é um importantíssimo atrativo turístico para um estado que abriga tanta diversidade e belezas preservadas”, comenta o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Leandro “Mané” Ferrari.

 

• RENOVAÇÃO:

 

Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas

Praia de Mariscal, Bombinhas

Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú

Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú

Praia de Piçarras – Balneário Piçarras

Praia da Saudade – Prainha, São Francisco do Sul

Praia Grande, Governador Celso Ramos

Lagoa do Peri, Florianópolis

 

• PRIMEIRA TEMPORADA:

 

Praia da Conceição, Bombinhas

Praia Grande, Penha

Praia do Forte, São Francisco do Sul

 

• MARINAS

 

Tedesco Marina – Balneário Camboriú

ICSC, Florianópolis

 

• O PROGRAMA BANDEIRA AZUL

 

É um selo de caráter socioambiental amplamente reconhe-cido em todo o mundo. Foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »