09/02/2021 às 17h13min - Atualizada em 09/02/2021 às 17h13min

O setor em 2020

Com a chegada da pandemia, o Sinduscon recomendou o setor  paralisar suas atividades, alinhado com os posicionamentos do Poder Público Municipal, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), e Governo do Estado. Depois, diante do prolongamento da quarentena, no dia 02 de abril as atividades foram retomadas de forma gradativa e seguindo orientações de segurança sanitária.
Durante a quarentena, o Sinduscon buscou medidas para auxiliar no combate ao coronavírus. Visando minimizar os efeitos e colaborar com os trabalhos dos profissionais da linha de frente, o sindicato realizou uma campanha entre seus associados em benefício do Hospital Santo Antônio de Itapema. O presidente do Sinduscon destacou, na época, que "para atravessar este momento difícil, resolvemos nos mobilizar. O resultado foi excelente e conseguimos arrecadar R$ 180 mil. O valor foi utilizado na aquisição de equipamentos para o hospital. Inclusive, com estes valores, já adquirimos um aparelho de ultrassonografia e dois respiradores. Estamos solidários e queremos dar nossa contribuição nesse momento tão triste e desafiador pelo qual atravessa a humanidade”.
Em maio, o sindicato lançou um aplicativo para uso de seus associados. O objetivo foi auxiliar no enfrentamento à pandemia, frear o número de casos e monitorar a saúde dos trabalhadores nos canteiros de obras. O aplicativo, que segue disponível no site do Sinduscon, registra a quantidade de pessoas liberadas para trabalhar e cadastra as sintomáticas, a serem encaminhadas para teste e acompanhamento. Além disso, fornece um cheklist, agilizando a revisão da infraestrutura e dos procedimentos adotados no canteiro de obras.
Formento, da Profor Construtora e Incorporadora, avalia que o desempenho e cuidado da construção civil na região, com relação à pandemia, foi, e é feito, seguindo todos os protocolos. “A construção civil fez a sua parte: usou álcool em gel, manteve o distanciamento social, dentre outros cuidados”, afirma.