15/03/2021 às 15h03min - Atualizada em 15/03/2021 às 15h03min

BOMBINHAS: AMPLIAÇÃO DO SANEAMENTO VAI IMPULSIONAR A ECONOMIA

O Sinduscon Costa Esmeralda está otimista com a meta de ampliação de 97% da cobertura do sistema de esgoto, em Bombinhas, nos próximos cinco anos. O novo serviço, que atualmente atende apenas 18% do município, vai representar um grande avanço em termos ambientais, o que é fundamental para o município considerando suas características naturais que – historicamente – atraem turistas e movimentam a economia local. O reflexo também será sentido no campo econômico, a exemplo da construção civil. A expectativa é que, com a ampliação, a cidade comporte novos empreendimentos imobiliários e o metro quadrado sofra valorização diante dos ganhos ambientais que estão por vir.

Em janeiro, a concessionária Águas de Bombinhas apresentou ao Poder Público Municipal e aos vereadores retrospectiva e atualização sobre o projeto de esgotamento sanitário, que até o fechamento desta edição estava em fase de licenciamento ambiental e a concessionária aguardava a devolutiva do IMA (Instituto de Meio Ambiente) de Santa Catarina. Conforme o diretor-executivo da empresa, Gabriel Buim, inicialmente a concessionária protocolou um pedido de Licença Ambiental Prévia (LAP), sendo esta a primeira fase de licenciamento para o projeto de esgoto. “A licença foi concedida em 2019 e, a partir de então, prosseguimos com a documentação exigida pelos órgãos ambientais. No ano passado, enviamos um diagnóstico da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) José Amândio ao IMA e, agora, aguardamos retorno”, explicou.

CONSTRUÇÃO CIVIL
O empresário e presidente do Sinduscon Costa Esmeralda, Rodrigo Passos Silva, avalia a situação como muito positiva para o turismo, a construção civil e o ramo imobiliário, que deverão ser amplamente beneficiados com este novo projeto. “Com a ampliação da rede de saneamento, vemos ganhos a todos, principalmente ao meio ambiente e à comunidade. Na construção, novas obras sairão do papel, aumentando a metragem construída em Bombinhas, com os consequentes reflexos para a economia, tais como geração de empregos, recolhimento de impostos e possibilidades de novos negócios para vários segmentos interligados. Todos saem ganhando”, comenta.

QUALIDADE DE VIDA
De acordo com a Funasa (Fundação Nacional da Saúde), um dos efeitos do saneamento básico na saúde é a água de boa qualidade para o consumo humano e seu fornecimento contínuo, que reduzem e controlam o aparecimento de diversas doenças, como diarreias, cólera, dengue, febre amarela, hepatite, conjuntivite, poliomielite, leptospirose, dentre outros.